A mamoplastia de aumento, conhecida como cirurgia para colocação de prótese de mama, é indicada para pacientes que pretendem corrigir ou aumentar os seios, podendo ser a correção de assimetria necessária devido a amamentação, assimetria do desenvolvimento das mamas, ou reconstrução após retirada de tumor de mama.

O procedimento cirúrgico consiste no implante de uma prótese de silicone, que pode ser posicionada abaixo do músculo peitoral ou abaixo da glândula mamária – e podendo variar em tamanho, formato, superfície e espessura, podendo ser redonda, com perfil baixo, médio ou alto; anatômica, em formato de gota; ou cônica, em forma de cone. Essas variantes dependerão da opção da paciente e da avaliação do Cirurgião Plástico.

É recomendável a troca da prótese de mama a cada 15 a 20 anos.

A indicação pelo médico para a troca da prótese levará em consideração o material de fabricação da prótese, ganho ou perda de peso, tamanho da prótese, espessura da pele, espessura de tecido gorduroso e sensação de conforto da paciente.

Também é recomendado, que se faça ressonância magnética a cada 2 anos, para verificar a qualidade das próteses ou alguma possível infecção.